Engenharia Química na elaboração de vacinas contra o Covid-19

ago 01, 2020 by SEQEP Organização in  Notícia

A corrida tecnológica por uma vacina para enfrentar a pandemia vem integrando progressivamente mais pesquisas. Dessa vez, o Departamento de Engenharia Química (PQI) da Poli-USP com a colaboração de cientistas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-USP) estão trabalhando em um projeto de desenvolvimento de nanopartículas metálicas visando a aplicações em terapia e vacinação gênicas.

O projeto em questão têm estudado a nanopartícula de ouro. Isso porque ela apresenta um caráter bastante versátil e além disso, as variações nos processos de síntese levam a nanopartículas com tamanhos, formas e química de superfície diferentes, diversificando as possibilidades de resposta imunológica. Assim, a ideia inicial é acoplar proteínas do vírus (antígenos) na superfície dos carreadores de ouro, sintetizados pelo grupo da Poli.

Os próximos passos da pesquisa consiste no estudo da interação das nanopartículas com as proteínas da Covid-19. Em seguida, serão realizados testes utilizando soro doado por pacientes convalescentes, que já tem anticorpos, para verificar a interação e reconhecimento das proteínas acopladas ao ouro. Posteriormente, a expectativa é seguir para os estudos em modelo animal, com as nanopartículas que se mostrarem promissoras nos estudos in vitro.

A pesquisa está sendo liderado pelos professores Adriano Azzoni e Marcelo Seckler, Engenheiros Químicos, e demonstra as diversas possibilidades de atuação dessa graduação. Além disso, confirma a importância da engenharia na busca de novas técnicas não só aplicadas no ramo industrial, mas também na área da saúde e bem estar.

Fonte: https://www.poli.usp.br/noticias/40909-pesquisadores-da-poli-integram-estudo-para-desenvolvimento-de-vacina-contra-a-covid-19.html

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment *