Header Image

Notícias

Notícia

Engenharia Química na elaboração de vacinas contra o Covid-19

ago 01, 2020

A corrida tecnológica por uma vacina para enfrentar a pandemia vem integrando progressivamente mais pesquisas. Dessa vez, o Departamento de Engenharia Química (PQI) da Poli-USP com a colaboração de cientistas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-USP) estão trabalhando em um projeto de desenvolvimento de nanopartículas metálicas visando a aplicações em terapia e vacinação gênicas.

O projeto em questão têm estudado a nanopartícula de ouro. Isso porque ela apresenta um caráter bastante versátil e além disso, as variações nos processos de síntese levam a nanopartículas com tamanhos, formas e química de superfície diferentes, diversificando as possibilidades de resposta imunológica. Assim, a ideia inicial é acoplar proteínas do vírus (antígenos) na superfície dos carreadores de ouro, sintetizados pelo grupo da Poli.

Os próximos passos da pesquisa consiste no estudo da interação das nanopartículas com as proteínas da Covid-19. Em seguida, serão realizados testes utilizando soro doado por pacientes convalescentes, que já tem anticorpos, para verificar a interação e reconhecimento das proteínas acopladas ao ouro. Posteriormente, a expectativa é seguir para os estudos em modelo animal, com as nanopartículas que se mostrarem promissoras nos estudos in vitro.

A pesquisa está sendo liderado pelos professores Adriano Azzoni e Marcelo Seckler, Engenheiros Químicos, e demonstra as diversas possibilidades de atuação dessa graduação. Além disso, confirma a importância da engenharia na busca de novas técnicas não só aplicadas no ramo industrial, mas também na área da saúde e bem estar.

Fonte: https://www.poli.usp.br/noticias/40909-pesquisadores-da-poli-integram-estudo-para-desenvolvimento-de-vacina-contra-a-covid-19.html

Eventos

Venha construir a SEQEP com a gente!

ago 01, 2020

Os preparativos para a XVI SEQEP já estão começando! Essa edição será diferenciada e realizada de forma completamente online, o que traz muitos desafios para nossos organizadores.

Venha participar de nossas reuniões, que acontecem toda quinta-feira, a partir das 17h30, pelo Google Meets, e nos ajudar a estruturar esse grande evento! Para mais informações, entre em contato conosco aqui pela página do Facebook/Instagram, ou mande mensagem para:
Caio: 11 97114-1992
Ana Clara: 19 98140-6785

Redes Sociais

A SEQEP está no LindekIn

jul 12, 2020

Esse ano a Seqep vai estar ainda mais presente nas redes sociais e não poderia ficar de fora do Linkedin!

Por lá teremos ainda mais aproximação com os estudantes e empresas, além de acompanhar tudo que anda rolando na Engenharia Química e suas diversas áreas de atuação.

Então passa lá, siga a página da SEQEP e fique por dentro de todas as novidades!

XII SEQEP – Palestras e Mesa-Redonda

jan 15, 2017

A relação de palestras e mesa-redonda já está no ar. Confira a descrição da nossa seleta lista de temas e palestrantes na aba Programação.

As atividades serão realizadas no Anfiteatro da Administração da Escola Politécnica e não é necessário a inscrição para participar. Todos os cadastrados na XII SEQEP são nossos convidados!

Palestras:

  • Motivacional – Mateus Biselli;
  • Gatronomia e a Indústria de Sabores – Ingreth Karstorsky e Daniel Vaccari (IFF);
  • Engenharia Consultiva – Rita Lacroce;
  • Os impactos das decisões no início da vida profissional – Fernando Capeloza (AkzoNobel);
  • Inovação em Agitação e Mistura – Danilo Serafini e João Alvarenga (Semco).

Mesa-Redonda:

  • Inteligência Artificial: da Indústria 4.0 ao Mercado Financeiro.

Instruções gerais

jan 12, 2017

XII SEQEP – Instruções gerais

 

        Check-in: será feito em dois momentos.  Fora desse horário será possível realizar o check-in, porém o mesmo pode ser demorado ou postergado. Não se esqueça de trazer um documento.

  1. a) Segunda-feira (16/01) as 8:00 no auditório da Administração da Poli
  2. b) Terça-feira  (17/01) as 7:45 em frente ao bloco 19 do Conjunto das Químicas

Crachá: o uso do crachá é indispensável durante o evento. Nele estarão as atividades que você está confirmado, sua identificação pessoal e o controle das suas refeições.

Inscrição: necessária apenas para participar do minicurso, da oficina e da visita técnica. Caso não tenha conseguido minicurso e/ou oficina, faremos uma lista de espera no dia baseada em ordem de chegada. Para as demais atividades (abertura, palestras, mesa redonda, workshop, minipalestra, encerramento e mostra de IC) não é necessário inscrição e cadastro.

Alimentação: para adquirir o ticket da refeição, é necessário portar o crachá, que terá 4 espaços referente as 4 refeições (exceção do dia das visitas técnicas). No ato de entrega do ticket, será feito um furo no crachá indicando que a pessoa pegou o ticket. Além disso, é necessário entrar no Restaurante Universitário, que fica ao lado do Bloco 19, portando o crachá.

Local das atividades: ao final desse email haverá um cronograma simplificado onde estará informado o local de cada atividade. Para cada local, seguem seus respectivos endereços:

  1. a) Anfiteatro da Administração da Escola Politécnica – Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, 380

 

  1. b) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Rua do Lago, 876

 

  1. c) Bloco 19 do Conjunto das Químicas – Av. Professor Lineu Prestes, 580 (haverá indicações de como chegar no Bloco 19)

 

Para chegar à USP: Saindo do Metrô Butantã, há duas formas de se chegar aos locais da SEQEP, pelo ônibus 8012-10 (Circular 1) e 8022-10 (Circular 2). Ambos partem do Terminal logo ao lado da estação de metrô. A seguir você pode conferir os pontos em sequência dos trajetos a partir do momento que os ônibus entram na Cidade Universitária.

SEQEP Solidária: no ato do check-in estaremos aceitando doação de LIVROS e ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS. Os livros serão entregues a EMEF Amorim Lima e os alimentos serão doados em um ato solidário a ser organizado e divulgado posteriormente pela Associação de Engenharia Química (AEQ).

Dúvidas: Escreva para nós via site (https://www.seqep.com.br/) ao final da página na seção contato ou envie uma mensagem na nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/seqep/?fref=ts).  Para mais informações, confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/1465574650123806/

 Patrocinadores: AirLiquide, Top Coaching Solutions, Linde, Oxiteno, Akzo Nobel, IFF, Cia de Estagios, Ingredion, Business Training Company, SEMCO, ABIQUIM

Apoio: Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia Química da USP, Associação Brasileira de Engenharia Química

Realização: Associação de Engenharia Química da USP (AEQ)

Cronograma:

►Segunda-feira 16/01

Local: Anfiteatro da Administração da Escola Politécnica

8:00 Check in
9:00 Abertura
9:30 Palestra motivacional
11:00 Almoço
13:00 Palestra
14:45 Coffee
15:00 Palestra

►Terça-feira 17/01

Local: Conjunto das Químicas

8:00 Minicurso
11:30 Almoço
13:00 Minicurso

►Quarta-feira 18/01

Local das Palestras: Anfiteatro da Administração da Escola Politécnica
Local da Mostra de IC, Workshop e Minipalestra: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

8:00 Palestras
9:45 Coffee
10:00 Palestra
11:30 Almoço
13:00 Workshop, Mostra de IC, Minipalestras

►Quinta-feira 19/01

Ponto de Encontro: Conjunto das Químicas – em frente ao Bloco 19

Visita técnica (horários de saída variam entre 7:00 e 9:00)

►Sexta-feira 21/01

Local das oficinas: Conjunto das Químicas
Local da Mesa Redonda e Encerramento: Anfiteatro da administração da Escola Politécnica

8:00 Oficina
11:30 Almoço
13:00 Mesa Redonda
15:00 Encerramento

Novas atividades – 2 VTs; 1 Minicurso; 1 Oficina

jan 11, 2017

Minicurso: Aplicações de Gases na Indústria – 30 vagas
Palestrante: Adilson Matioli

Ficou sem oxigênio no hospital? Viu a chama de acetileno e ficou curioso? Quer saber de onde vem o CO2 do refrigerante? Neste minicurso serão apresentadas as respostas para essas questões e muitas outras.

Introdução sobre as principais aplicações de gases do ar na indústria e a melhoria de processos associada por uma empresa alemã líder mundial em gases industriais, a Linde.

Oficina: A Carreira do Engenheiro Químico na Indústria – 40 vafas

Palestrante: Gestores Oxiteno

No dia 20/01, junte-se a Oxiteno, empresa referência no desenvolvimento compartilhado de soluções e especialidades químicas, para um bate-papo sobre a carreira do engenheiro químico na indústria. Eleita três vezes consecutivas como uma das melhores empresas para trabalhar, a Oxiteno trará seus especialistas para contar como é a carreira deste profissional dentro de uma das 100 empresas mais inovadoras do Brasil.

 

Visita Técnica: Linde Gás – 30 vagas

O Grupo Linde é um dos líderes mundiais no mercado de gases industriais e em gases medicinais e soluções terapêuticas.

Já se imaginou trabalhando em uma empresa presente em mais de 100 países e considerada uma das 30 maiores empresas da Alemanha, com ações negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt? Então Venha conhecer os processos da planta industrial e conhecer mais sobre a cultura da empresa.

 

Visita Técnica: Bovespa – 25 vagas

A bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa, é a maior bolsa de valores do país. É onde estão concentradas as maiores atividades financeiras do país. Em 23 de agosto de 1890 foi fundada pelo presidente Emílio Rangel Pestana a Bolsa Livre, que seria o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo.

Nessa visita os alunos conhecerão o local das operações, como é um dia de atividades e poderão conhecer um pouco do mercado financeiro brasileiro.

Mostra de IC – Inscrições prorrogadas

jan 06, 2017

Para os participantes que querem apresentar sua Iniciação Científica, temos uma notícia boa! O prazo para inscrição da Mostra de IC foi estendida para o dia 13/01/2017! Envie um e-mail para seqep.academico@gmail.com com seu nome completo, faculdade, RG, CPF e o resumo. A vaga será garantida com o envio do e-mail (vagas limitadas).

Chequem as informações mais importantes em nosso edital e em nossos guias: https://goo.gl/YOihK8

Observação: a solicitação do auxílio financeiro (de até R$ 40,00) do valor do banner deve ser feita até o dia 13/01/2017. O valor será devolvido no dia do check-in da XII SEQEP (16/01/2017), mediante apresentação do respectivo cupom fiscal.

Lembrando que as premiações para 1º, 2º e 3º colocado serão respectivamente de R$ 500,00 R$ 300,00 e R$ 200,00 após serem avaliados pelos professores convidados pela organização.